top of page

Etapas da Avaliação Neuropsicológica

  • Foto do escritor: AC Neuropsicologia
    AC Neuropsicologia
  • 26 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de fev. de 2024


Etapas da Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica, consiste em um procedimento que correlaciona comportamento e cognição, e tem papel importante para fundamentar às intervenções necessárias para o tratamento adequado ao quadro clínico apresentado pelo paciente.


1. Encaminhamento:

A busca por uma avaliação neuropsicológica independe de um encaminhamento médico formal. Há casos que o próprio paciente, mediante a identificação de dificuldades em sua rotina, busca a avaliação neuropsicológica com o objetivo de conhecer seus domínios e/ou declínios cognitivos.


O mais comum é o encaminhamento feito por um médico Geriatra, Neurologista ou Psiquiatra, para a validação ou não de uma determinada hipótese diagnóstica. Neste caso, o paciente já passou por uma avaliação clínica e, às vezes, até por análise de neuroimagem, e que não foram suficientes para determinação de um diagnóstico. Desta forma, o profissional de medicina encaminha o paciente para uma avaliação mais detalhada, visando complementar as informações para um diagnóstico e tratamento adequados à sua necessidade. A avaliação neuropsicológica também pode ser solicitada por profissional da área de educação para validação do padrão cognitivo da criança ou do adolescente.


2. Anamnese:

A entrevista de anamnese é uma etapa extremamente importante para o processo de avaliação neuropsicológica. Nesta entrevista, o neuropsicólogo conversará com o paciente, os familiares e/ou cuidadores, com o objetivo de levantar informações sobre sua queixa principal e o seu histórico clínico e social, que possibilitarão a elaboração da hipótese diagnóstica e do protocolo de avaliação.


3. Avaliações e observação comportamental:

As avaliações, também chamadas de testagem, tem por finalidade identificar os domínios cognitivos preservados x comprometidos, e tem duração de 45 minutos por sessão. A duração total das sessões avaliativas dependerá do desempenho de cada paciente frente à bateria de testes a ser aplicada. Esta bateria é elaborada a partir da entrevista de anamnese, e normalmente abrange testes de inteligência, memória, atenção, percepção, linguagem, funções executivas, e outros testes complementares que forem identificados no de correr da avaliação.


A observação comportamental também é uma ferramenta de extrema importância pois tem papel significativo no esclarecimento da queixa, que permitirá a percepção dos comportamentos, a discriminação dos elementos, e um melhor direcionamento do tratamento.


4. Análise dos resultados e elaboração do laudo:

A interpretação dos resultados obtidos e observados durante as avaliações será realizada levando em consideração as escalas dos testes utilizados x os conhecimentos e a expertise clínica do Neuropsicólogo para a elaboração do laudo com a hipótese diagnóstica e a sugestão terapêutica para o tratamento adequado.


5. Entrevista devolutiva:

A entrevista devolutiva é realizada com o paciente e/ou com o familiar responsável para à entrega do laudo impresso e assinado, bem como, para o esclarecimento de todas as informações nele contidas. O Neuropsicólogo repassa, detalhadamente, cada item do laudo junto ao paciente e/ou seu familiar responsável, pontuando cada resultado encontrado em cada um dos testes que foram realizados, esclarecendo toda e qualquer dúvida que possa vir a surgir.


O laudo é elaborado de acordo com a resolução do CFP n° 009/2018, n°004/2019 e n°31/2022.

 
 
bottom of page