A Importância da Avaliação Neuropsicológica na Terceira Idade
- AC Neuropsicologia

- 26 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jul. de 2023

O aumento da expectativa de vida da população traz como preocupação uma maior incidência e prevalência das doenças neurodegenerativas, e como desafio o diagnóstico precoce que permita ao paciente ter uma velhice com mais dignidade e qualidade de vida.
Quando falamos em velhice devemos entender que ela não é, e nem deve ser considerada uma doença, e sim um estágio da vida onde podem ocorrer, em maior ou menor grau, perdas nas capacidades cognitivas associadas à memória, à aprendizagem e ao intelectual, bem como nas capacidades físicas/motoras.
A avaliação neuropsicológica é um procedimento importante na investigação e análise do comportamento e cognição do paciente, permitindo o diagnóstico da doença e a proposição do tratamento mais adequado. Ela permite descrever a relação entre o Sistema Nervoso Central, as funções cognitivas e o comportamento do paciente através da realização de técnicas de diagnóstico. Estas técnicas buscam avaliar o funcionamento do cérebro, identificando se há alguma anormalidade que comprometa as habilidades mentais do paciente, como memória, atenção, percepção, linguagem e funções executivas.
O diagnóstico precoce identificando as habilidades preservadas e prejudicadas permite a elaboração de um tratamento multidisciplinar que venha estimular, reforçar ou restaurar as funções ligadas ao cotidiano do paciente, como a realização de multitarefas, a capacidade de planejamento e organização, e a solução de problemas, retardando assim o declínio cognitivo.
O tratamento multidisciplinar envolvendo profissionais habilitados em Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia são indicados para o processo de recuperação e reabilitação da fala, dos movimentos e das habilidades cognitivas. No entanto, não há uma garantia de sucesso do tratamento, e sim uma oportunidade de proporcionar um melhor envelhecimento e qualidade de vida do paciente, e trazer um certo conforto para os seus familiares.

